Biblio staff

Nossa história

Há algo mágico em uma livraria de usados ​​da esquina. Daquelas encontradas ao redor do mundo, onde leva o cheiro de tecido e papel envelhecido que se mistura com a vibração silenciosa de páginas e capas, deslizando umas contra as outras removendo-as de suas prateleiras. Algo se agita dentro de nós, que vai além dos sentidos, quando navegamos entre aqueles pilares quase sagrados da sociedade. É uma sensação que transcende também os milhares de livros que aguardam para serem lidos pela primeira vez e que nos remete a um tempo que vai desaparecendo lentamente em nosso mundo acelerado. Algo como entrar direto nos capítulos de uma história: uma história que envolve O Conde de Monte Cristo, Dom Quixote, A Felicidade Não Se Compra “It's a Wonderful Life”, O Senhor dos Anéis e Star Wars, tudo em um único épico magnífico.

Em um mundo cada vez mais globalizado que parece girar cada vez mais rápido, trabalhamos para nos posicionar em algum lugar entre o velho e o novo, entre nossa comunidade local e o mundo ao nosso redor, entre o sonho e a praticidade, entre o lucro e a responsabilidade social. Queremos ser uma empresa local trabalhando em uma comunidade global. Resumindo, nos esforçamos para ser um tipo diferente de negócio muito diferente de uma forma muito familiar.

Não é a livraria do seu avô? Pense novamente.

Eu confesso que meu avo não tinha uma livraria, ele era dono de uma loja de roupas na pequena cidade de Kansas. Embora ele vendesse jaquetas em vez de livros, não há muita diferença entre seu negócio e a livraria da esquina do seu bairro. As vendas foram feitas baseadas na confiança. Havia cortesia e paixão pela sabedoria. Só pude ver os últimos anos do negócio do meu avô, quando ele estava perto da aposentadoria, mas adoro a maneira antiga de fazer negócios. Perdemos certas coisas ao longo do caminho e permitimos que os negócios se tornassem algo bem empresarial.

Sempre fui um defensor apaixonado do valor das pequenas empresas independentes. Todos nós sabemos que são eles que criam empregos e que sustentam o crescimento econômico, e não as grandes empresas. E algo mais importante: os pequenos negócios mantêm algo vivo dentro de nós, nos integram à comunidade e, ultimamente, tornam nossas vidas melhores e mais divertidas.

Toda grande história tem um toque pessoal.

Comecei minha livraria na década de 1990, porque acreditava nesse tipo de sociedade e me parecia que as livrarias de livros usados ​​simbolizavam um dos últimos bastiões da era dos pequenos negócios. Minha empresa evoluiu junto com a internet. De repente, um cliente em Ontário pôde encontrar publicações que procurava há anos nas livrarias de Dallas ou mesmo em Paris. Uma avó de Nova Orleans conseguiu comprar para sua neta um livro obscuro que ela havia lido quando criança em uma loja do Maine. Foi maravilhoso.

Mas também havia sinais de alerta. À medida que grandes empresas engenhosas começaram a investir nesse negócio por meio de grandes plataformas, os livros passaram a ser vistos como produtos e, portanto, as livrarias passaram a ser vistas como vendedores. Os clientes começaram a ser chamados de acesso de páginas. Do jeito que estava, o valor da experiência e da confiança entre as pessoas e empresas locais começou a secar.

Algo valioso estava se perdendo e não gostamos disso. E é aí que começa a história do Biblio.com, tentando combinar o fascinante mundo dos livros antigos com esta nova paisagem literária.

No outono de 2000, Biblio.com começou como um site de comparação de preços para livros novos e usados. Mais tarde, esse comparador de preços se tornou o SearchBiblio.com, famoso por vários anos por ser o mecanismo de metabusca de livros mais rápido do momento. No verão de 2003, nós o aposentamos para focar toda nossa atenção no Biblio.com.

Quando em fevereiro do mesmo ano, lançamos a Biblio.com como plataforma de vendas online, e alguns colegas do sindicato riram de nós ou nos desconsideraram. Estávamos "perseguindo moinhos de vento". Naquela época, havia cerca de uma dúzia de pequenas plataformas e ninguém viu lugar para uma nova.

Sem desanimar, decididos continuar com o projeto e começamos a recrutar livreiros para nos confiar seu estoque. Fizemos isso à moda antiga, formando relacionamentos, abrindo diálogos e-o mais importante, ouvindo esses profissionais. Ouvimos nossos clientes, nos adaptamos às suas necessidades e moldamos nosso aprendizado em torno deles. Assim, aos poucos, conquistamos a confiança e o respeito de um grupo pequeno, mas leal, de clientes e livreiros.

Como cliente, sempre rejeitei a ideia de que posso ser adquirido. No entanto, na indústria moderna, a frase "aquisição de clientes" está tocando constantemente. Eu não me importo se eles me ajudarem, conversarem comigo, até mesmo me venderem. Mas não quero ser adquirido.

Novamente, a diferença são os relacionamentos. É aqui que começa o nosso negócio e como o fazemos crescer, mesmo agora. Enquanto outras plataformas foram fechadas ou acabaram sendo vendidas, nós mantivemos e até aumentamos nossa participação no mercado de maneira silenciosa e constante. Com a nossa concorrência numa guerra sem fim por preço, margem de lucro e tamanho, apostamos em ter a melhor oferta e o melhor relacionamento com os nossos clientes. E, portanto, enquanto o resto da indústria de livros usados online crescia 33% ao ano, estávamos crescendo 133%.

E você pensaria que isso seria o suficiente para nós.

De jeito nenhum!

Um grande propósito não é tão grande quanto seu uso

Estamos trabalhando para atingir três objetivos fundamentais que servem de referência para quantificar o sucesso de nossa empresa: lucrar, ajudar as pessoas e conservar o meio ambiente. Quando a responsabilidade social corporativa era pouco mais do que uma palavra da moda acadêmica, nos comprometemos com esses objetivos.

Financiamos e construímos nossa primeira biblioteca pública na área rural da Bolívia em 2004, antes mesmo de sermos uma empresa viável. Naquele ano, aumentamos o estoque em cerca de 10.000.000 de livros, nosso primeiro artigo foi publicado em um jornal de negócios local, as vendas aumentaram várias centenas por cento, construímos nossa primeira biblioteca do zero e acabamos perdendo quase US $ 50.000.

Ou seja, não atingimos o objetivo de lucro previsto em nossos princípios, mas o saldo foi positivo para nós. Decidimos que precisávamos oferecer algo, mesmo que não pudéssemos pagar. Foi o tipo de teste decisivo que constrói valores essenciais.

No ano seguinte também perdemos um pouco de dinheiro, mas continuamos. Fundamos e financiamos nossa organização sem fins lucrativos Biblio Charitable Works (BiblioWorks)

no outono de 2005. No mês seguinte, despachamos um contêiner com 10.000 livros, computadores e materiais educacionais para a América do Sul. E o repetimos no ano seguinte, desta vez com 12.000 volumes e uma quantidade incalculável de milhares de euros em móveis de biblioteca doados por Brodart.

Desde 2005, construímos 16 bibliotecas públicas na Bolívia. Fizemos parcerias com organizações locais como a Asheville-Buncombe Education Coalition, organizamos campanhas anuais de livros, combatemos todas as partes das nossas operações de negócios (incluindo o envio de todos os livros vendidos!). Comprando compensações de carbono que são investidas em energia renovável ou em pequenas fazendas em todo os Estados Unidos. Da mesma forma, criamos um trabalho de qualidade tanto em nossa região como nas áreas empobrecidas da Bolívia. Distribuímos centenas de milhares de livros para crianças carentes, presidiários em prisões locais, sem-teto em abrigos locais e praticamente qualquer pessoa que pudéssemos colocar um livro em suas mãos.

E sim, em algum momento do caminho também conseguimos atingir o objetivo de lucro incluído em nossos propósitos.

Toda boa história tem uma missão. Alguém tem que lutar, e lutar muito, para melhorar a vida das pessoas. Se não, quem se importa se alguém encontrar um tesouro escondido?

18 anos e continuamos contando...

Crescemos, mas mantemos com orgulho nossa filosofia: continuar sendo uma livraria local, mas em escala global. Todos os dias, permitimos que nossos clientes - mais de um milhão de amantes de livros de todos os países do mundo - encontrem livros de alta qualidade. Ajudamos as pessoas a encontrar livros que procuram há anos e ao mesmo tempo promovemos parcerias entre bibliófilos e livrarias independentes. Nossa tecnologia une geografias para ajudar os clientes a estabelecer relacionamentos de estilo tradicional com pequenas livrarias em todo o mundo.

Todos os dias ajudamos pequenas empresas em 50 países, a desenvolver e fazer crescer as suas empresas, oferecemos-lhes a tecnologia e as ferramentas que lhes permitem estabelecer e reforçar a sua identidade, bem como a possibilidade de estabelecer ligações com os seus clientes e criar novos laços.

Amamos o que fazemos porque temos a oportunidade de contribuir com algo positivo para o mundo ao nosso redor. Todos os dias nos esforçamos para fazer algo mais além de nosso trabalho. Tem dias que criamos estratégias para reduzir nosso consumo no escritório, reutilizando ou reciclando mais; enquanto outros dias, nós nos dedicamos a coletar, classificar e distribuir livros gratuitamente para quem precisa deles.

Temos a sorte de trabalhar naquilo que amamos e, ao mesmo tempo, temos a oportunidade de tornar o mundo um pouco melhor. Temos orgulho de nossas conquistas e principalmente do tipo de empresa em que nos tornamos.

Em uma história épica, isso seria chamado de desenvolvimento do personagem.

A história da Biblio está constantemente avançando e mudando, mas nossos princípios permanecem intactos. Não sabemos como essa história vai terminar, mas mal podemos esperar para descobrir!

Obrigado por compartilhar esta, nossa história, conosco. E obrigado por nos deixar fazer parte da sua história.

Brendan Sherar
Founder & CEO (& Quixotist)
Biblio
Asheville, NC